20 de janeiro de 2015

DICAS PARA FAMÍLIA: FAÇA COMBINADOS COM O SEU FILHO SOBRE O NOVO ANO LETIVO.


Gestão da escola Joana Maria  sugere que a família proponha combinados com os seus filhos para que os estudantes também cumpram com a sua parte.

            No ano passado, a correria foi grande, os percalços na escola também. Talvez seu filho tenha feito recuperação, repetido o ano ou simplesmente não tenha se saído como você (e ele) gostariam. Por outro lado, você também sentiu que poderia ter participado mais da rotina escolar. Essa reflexão não é motivo para desânimo, mas sim para motivá-los a fazer diferente nesse novo ano que se inicia. Como? Negociando combinados
                 O combinado consiste em uma resolução acertada entre os pais e o filho. "Não pode ser uma imposição, mas sim o fruto de uma conversa com a criança ou adolescente. Se participar do contrato, ela o cumpre", ressalta Paula Furtado, psicopedagoga e autora de livros infanto-juvenis de São Paulo. Na busca por uma rotina escolar mais produtiva e gratificante, o papel dos pais é fundamental, afinal, as crianças precisam de supervisão. "Se o ano já começa errado, dificilmente dará para salvar lá na frente", alerta a psicopedagoga, que nos ajudou a selecionar alguns pontos essenciais dos combinados entre pais e filhos. O resto é com vocês!

1-NEGOCIAÇÃO:
Desde o primeiro momento, o combinado não pode parecer ao estudante, um monte de regras sem sentido, daí a importância de uma conversa honesta entre vocês. Com base nos ocorridos no ano anterior, pergunte ao seu filho: como você acha que se saiu na escola no ano passado? Há algo que possamos melhorar? O que nós, pais, poderíamos fazer para ajudar você? Com base nas respostas, proponha os combinados. Vocês podem começar, por exemplo, montando juntos um calendário semanal, com os horários previstos para todas as atividades.

2- HORÁRIO DA LIÇÃO:
"Já fez a tarefa de casa?" é uma pergunta estressante para o pai e para o filho - ainda mais se feita todo santo dia. O melhor é combinar, já no início das aulas, que horário será dedicado à lição. E decidir juntos é imprescindível. Questione: quando você se sente melhor para estudar? Mesmo que não seja o horário que os pais julguem mais adequado, respeitar a escolha da criança é o primeiro passo para o sucesso do combinado - que pode ser revisto mais para frente, caso não dê certo. "As crianças costumam ficar mais atentas aos combinados do que os próprios pais. Elas adoram ‘pegar’ deslizes", lembra Paula Furtado.

3- TEMPO PARA BRINCAR:
A parte dele, você espera que seu filho cumpra. Você, por sua vez, também tem de abraçar algumas missões, e uma delas é: não superlote a rotina dele. "Hoje, muitas vezes ao alunos têm um dia a dia típico de altos executivos", brinca a psicopedagoga Paula Furtado. "Mas elas precisam de tempo para brincar, relaxar e descansar - todos os dias", aconselha. Portanto, como compromissos extracurriculares, escolha uma atividade física de que a criança goste, pois é essencial para prevenir o sedentarismo e a obesidade, e, no máximo, um curso de idioma ou similar. A escola, mais as lições de casa e as revisões para as provas, já ocupam tempo demais na rotina dos estudantes.

4- TODO MUNDO LÊ:
Pai que lê estimula o filho a ler: em 2012, o Center for Reading Research (Centro de Pesquisas de Leitura) da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mais uma vez publicou pesquisas que confirmam a importância dos pais no estímulo do hábito da leitura - e da educação como um todo. Que tal, então, firmar um combinado que envolva livros de histórias? Você lê para o seu filho alguns dias por semana, e ele lê sozinho ou para você nos outros. Deixe que ele escolha o que quer ler e sugira outros que lhe parecerem bons.

5- REFORÇO É EXCEÇÃO:
Uma onda de aulas particulares - ou até troca de escola de última hora! - tem invadido o fim do ano dos alunos de escolas particulares, sobretudo das mais exigentes. Para que isso não aconteça lá na frente, conscientize seu filho de que o reforço é um recurso importante, mas só para resolver dificuldades específicas. Não pode ser a tábua de salvação para todas as matérias não estudadas ao longo das aulas, muito menos para as lições de casa não feitas. O estudo tem de ser contínuo e o aluno, dedicado - e você, pai, vigilante.

7- PRESENTES, NEM PENSAR:
Se está imaginando um bom presente para caso seu filho se saia bem na escola, apague essa ideia de sua mente agora. "A promessa de recompensas é péssima", adverte a psicopedagoga Paula Furtado. "Assim o estudante não vê que o benefício dos estudos é principalmente dela, e não dos pais. Acaba ficando feliz com o presente, não com o resultado na escola". O ideal é elogiar e fazer agrados, mas só depois da conquista e, ainda assim, nem sempre. Para motivar, use frases como "Você foi um ótimo aluno, então, de surpresa, vamos hoje à noite para pizzaria.
.
Fonte : EDUCAR PARA CRESCER

Nenhum comentário:

Postar um comentário