15 de junho de 2013

INCLUSÃO É: INCLUIR E FAZER ACONTECER

  
                                                                         Prof.ª   LUCIANA SILVA RIBEIRO/SÁTIDA HOYTE


INTRODUÇÃO
O presente trabalho analisa o processo de aquisição da aprendizagem dos alunos com Necessidade Intelectual.
A partir das atividades realizadas juntamente com os professores de Ed. Inclusiva e participação de todo corpo docente da escola observamos a necessidade de estimular o seu aprendizado na leitura , escrita e percepções sensoriais. Assim,vivenciando processos cognitivos semelhantes aos alunos ditos normais ao que se refere ao aprendizado. Embora que o ritmo dos alunos especiais se diferencia por requerer um período mais longo para aquisição da aprendizagem.
As estratégias de ensino para esta clientela podem ser as mesmas utilizadas com os ditos normais, sendo adaptadas ao nível de aprendizado de cada aluno. “Acreditamos que a qualificação do professor se constitui numa forma de fortalecimento da qualidade do atendimento dos alunos no seu conjunto e da crença dos professores de que podem construir novas alternativas e desenvolver novas competências.


( NÓVOA,1992 )


PROBLEMA /QUESTÃO

Quais ações pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização dos alunos com Necessidades Intelectuais da Emef “ Joana Maria da Silva ?

OBJETIVOS

·        Estimular o resgate da auto – estima de si e do outro.

·        Reconhecer o outro e a si mesmo como ponto de partida para o estabelecimento de limites que permitem situar- se no tempo e no espaço.

·        Desenvolver raciocínio lógico,bem como a construção do conhecimento através das atividades adaptadas.

·        Conhecer o código linguístico através da utilização de jogos pedagógicos e outros.

·        Produzir recursos pedagógicos de acordo com as necessidades especificas dos alunos.


METODOLOGIA

   A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma vez que cada educando é um caso especifico e para buscar uma solução das dificuldades utilizamos estratégias da pedagogia lúdica da alfabetização partindo da observação da realidade do aluno.


 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo do período trabalhado, observamos que o trabalho diferenciado trouxe varias contribuições para os alunos com Necessidade Intelectual, família, escola e professores de Ed. Inclusiva. As estratégias pedagógicas utilizadas resultou no resgate da Auto – Estima e na Aprendizagem dos alunos.





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