Prof.ª LUCIANA SILVA
RIBEIRO/SÁTIDA HOYTE
INTRODUÇÃO
O presente trabalho analisa o processo de aquisição da
aprendizagem dos alunos com Necessidade Intelectual.
A partir das atividades realizadas juntamente com os
professores de Ed. Inclusiva e participação de todo corpo docente da escola
observamos a necessidade de estimular o seu aprendizado na leitura , escrita e
percepções sensoriais. Assim,vivenciando processos cognitivos semelhantes aos
alunos ditos normais ao que se refere ao aprendizado. Embora que o ritmo dos
alunos especiais se diferencia por requerer um período mais longo para
aquisição da aprendizagem.
As estratégias de ensino para esta clientela podem ser as
mesmas utilizadas com os ditos normais, sendo adaptadas ao nível de aprendizado
de cada aluno. “Acreditamos que a qualificação do professor se constitui numa
forma de fortalecimento da qualidade do atendimento dos alunos no seu conjunto
e da crença dos professores de que podem construir novas alternativas e
desenvolver novas competências.
( NÓVOA,1992 )
PROBLEMA /QUESTÃO
Quais ações pedagógicas desenvolvidas no processo de
escolarização dos alunos com Necessidades Intelectuais da Emef
“ Joana Maria da Silva ?
OBJETIVOS
·
Estimular o resgate da
auto – estima de si e do outro.
·
Reconhecer o outro e a
si mesmo como ponto de partida para o estabelecimento de limites que permitem
situar- se no tempo e no espaço.
·
Desenvolver raciocínio
lógico,bem como a construção do conhecimento através das atividades adaptadas.
·
Conhecer o código
linguístico através da utilização de jogos pedagógicos e outros.
·
Produzir recursos
pedagógicos de acordo com as necessidades especificas dos alunos.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma vez que cada educando é um caso especifico e para buscar uma solução das dificuldades utilizamos estratégias da pedagogia lúdica da alfabetização partindo da observação da realidade do aluno.
A metodologia do trabalho parte da observação da realidade de cada um, uma vez que cada educando é um caso especifico e para buscar uma solução das dificuldades utilizamos estratégias da pedagogia lúdica da alfabetização partindo da observação da realidade do aluno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo do período trabalhado,
observamos que o trabalho diferenciado trouxe varias contribuições para os
alunos com Necessidade Intelectual, família, escola e professores de
Ed. Inclusiva. As estratégias pedagógicas utilizadas resultou no resgate da
Auto – Estima e na Aprendizagem dos alunos.
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