10 de outubro de 2012



FELIZ DIA DO EDUCADOR




"Ensinar é um exercício de imortalidade. de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pala magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."
Rubem Alves






Educadores da EMEF Joana Maria da Silva


Assim, como Rubem Alves, também me considero uma educadora. Para este autor, professores 'há aos milhares' pois, é profissão. 'Não é algo que se define por dentro, por amor'. Mas, EDUCADOR  - é vocação, que nasce de um grande amor, uma grande esperança. 'Talvez um professor seja um funcionário das instituições...' enquanto o EDUCADOR é um fundador de mundos, mediador de esperanças. Confesso que não sei como preparar o EDUCADOR. Acredito que isso não seja possível. Mas, sei que é necessário acordá-lo.

Foi pensando assim, que ao aceitar a proposta de gestora escolar, decidi partir em busca da BONITEZA DE UM SONHO. Lembro-me dizer à minha AMIGA Lilian: - Quero fazer a diferença! Ao finalizar meu trabalho como gestora desta escola, quero ser lembrada pelo que fizemos. Nosso sonho era construir uma escola que permitisse aos alunos voar.

Mas, sabia que esse  voo não seria possível sem EDUCADORES.  Pessoas que  sonhassem a educação cidadã - uma educação com sentido de transformar, de construir e alimentar uma realidade diferente. Construir um escola humanizada. Escola esta que só é possível com vocês - EDUCADORES.

A palavra ensinar vem do latim insignare e significa 'marcar com um sinal', construir um significado. Acredito que isso seja o que nós EDUCADORES estamos fazendo pois, a cada dia construímos uma escola que transforma e emancipa nossos alunos.  Paulo Freire, insistia que a escola transformadora era a escola do companheiro.  Já pararam pra pensar na diferença que VOCÊS tem feito na vida de cada sujeito desta comunidade? Nos sinais que vem marcando em cada aluno? 

Compreendo que o cenário não é otimista. Cada vez que perdemos nossos alunos para as 'tristezas do mundo', morremos um pouco. Mas, o EDUCADOR precisa se reinventar e acreditar ser possível transformar sonhos em realidade. Isso é o que vocês EDUCADORES DA EMEF JOANA MARIA DA SILVA vem fazendo (re) encantando e despertando a capacidade de sonhar, de mudar o mundo.

Obrigada por me permitirem sonhar com vocês!

Alessandra Fonseca Machado


2 comentários:

  1. Deveras, ensinar é tarefa para educadores. Talvez o mero repasse de informações seja para os profissionais simplistas que insistem em povoar as escolas deste país. Educar é transferir ao outro nosso próprio anseio de crescimento, muito mais do que apenas agregar um conhecimento pronto. Ensinar é aprender junto, é construir ao lado do educando uma prática de questionamento da própria realidade que o rodeia. Educar é admitir que não sabemos tudo, incentivar a busca pela pesquisa conjunta é mostra de sabedoria. Enfim, educar é construir pontes que levam ao êxito do meu, do seu, do nosso aluno. Fico orgulhoso de participar de uma escola em que a gestão compreende a importância do educar para o bom andamento do processo de ensino e aprendizagem. Hoje, estou integrado a EMEF Joana Maria e com cada vez mais gana de alcançar a imortalidade através daqueles olhinhos curiosos que todos os dias fitam-me e ávidos esperam minhas primeiras palavras.


    Graziany Monteiro Gomes
    Professor: 3º ano B

    http://versoinfantil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Passa lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
    Tem selinho de Natal para você.
    Bjos

    ResponderExcluir