14 de fevereiro de 2012

AOS RESPONSÁVEIS

Conheça o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)



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Atualmente muitas crianças e adolescentes são levadas aos consultórios de Pediatras e Psicólogos rotulados de hiperativos. É importante conhecer os principais sinais que podem fazer com que pais e professores pensem em TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Em caso de suspeita, é necessário que um profissional habilitado realize uma avaliação detalhada para chegar a um diagnóstico e posteriormente a um tratamento adequado.
Na maioria das vezes, esse transtorno se manifesta na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Caso não seja diagnosticado e tratado precocemente, o TDAH pode causar prejuízos na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes, pois pode comprometer o aprendizado e prejudicar as suas relações com a família e com os amigos.
O TDAH é caracterizado pela presença de três sintomas básicos: desatenção (ou distração), impulsividade e hiperatividade.
● Alteração da atenção: a criança ou adolescente apresenta uma forte tendência à dispersão, e uma dificuldade em manter-se concentrado em um determinado assunto, pensamento, ação ou fala (interrompendo a tarefa inúmeras vezes). Entretanto, podem apresentar grande concentração em atividades de seu interesse.
● Impulsividade: apresentam dificuldade em conter os seus impulsos, falam sem pensar, respondem rapidamente quando questionados, interrompem a fala dos outros, etc.
● Hiperatividade: fisicamente, se mostram agitados, não ficam parados por muito tempo e possuem muita energia. Geralmente apresentam alterações do sono (agitação dos membros, insônia, sono superficial), o que pode provocar sono e cansaço durante o dia. Apresentam atividade mental acelerada.
Os indivíduos com TDAH podem apresentar graus diferentes desses sintomas. Após o diagnóstico, faz-se necessário iniciar o tratamento de acordo com as principais características de cada caso. O tratamento geralmente é feito através de medicação e psicoterapia, além das medidas de apoio, que podem melhorar o aproveitamento escolar e os relacionamentos dessas crianças e adolescentes.
É importante que a família, os professores e o próprio indivíduo com TDAH busquem informações a respeito desse transtorno. Lembrando que elogios, incentivos e reforço positivo trazem melhores resultados do que a punição.
Ao invés de rótulos, talvez fosse mais interessante compreender esse transtorno como sendo provocado por um funcionamento mental acelerado e muitas vezes desorganizado, ou melhor: diferente. Não esquecendo que os indivíduos com esse transtorno possuem um grande potencial criativo e talentos essenciais. (Essenciais ou especiais?)
Referência: Silva, A. B. B. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Catarina Costa Marques
Médica Hebeatra (Especialista em Adolescentes) e Psicóloga
CRM/SC 6742 e CRP 12/08067
Celular: (48) 8804-1309/ Email: catarina.mcm@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Florianópolis
Clínica Otma: Beiramar Shopping 6º andar 48 3025.4444

Clínica Personale: R. Madalena Barbi, 81 - Centro 48 3228.1860

( ENTREVISTA DA REVISTA EDUCAR 2011)

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