Conheça o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
Atualmente muitas crianças e adolescentes são
levadas aos consultórios de Pediatras e Psicólogos rotulados de
hiperativos. É importante conhecer os principais sinais que podem fazer
com que pais e professores pensem em TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e
Hiperatividade). Em caso de suspeita, é necessário que um profissional
habilitado realize uma avaliação detalhada para chegar a um diagnóstico e
posteriormente a um tratamento adequado.
Na maioria das vezes, esse transtorno se
manifesta na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Caso não seja
diagnosticado e tratado precocemente, o TDAH pode causar prejuízos na qualidade
de vida dessas crianças e adolescentes, pois pode comprometer o aprendizado e
prejudicar as suas relações com a família e com os amigos.
O TDAH é caracterizado pela presença de três
sintomas básicos: desatenção (ou distração), impulsividade e hiperatividade.
● Alteração da atenção: a criança ou adolescente
apresenta uma forte tendência à dispersão, e uma dificuldade em manter-se
concentrado em um determinado assunto, pensamento, ação ou fala (interrompendo a
tarefa inúmeras vezes). Entretanto, podem apresentar grande concentração em
atividades de seu interesse.
● Impulsividade: apresentam dificuldade em conter
os seus impulsos, falam sem pensar, respondem rapidamente quando questionados,
interrompem a fala dos outros, etc.
● Hiperatividade: fisicamente, se mostram
agitados, não ficam parados por muito tempo e possuem muita energia. Geralmente
apresentam alterações do sono (agitação dos membros, insônia, sono superficial),
o que pode provocar sono e cansaço durante o dia. Apresentam atividade mental
acelerada.
Os indivíduos com TDAH podem apresentar graus
diferentes desses sintomas. Após o diagnóstico, faz-se necessário iniciar o
tratamento de acordo com as principais características de cada caso. O
tratamento geralmente é feito através de medicação e psicoterapia, além das
medidas de apoio, que podem melhorar o aproveitamento escolar e os
relacionamentos dessas crianças e adolescentes.
É importante que a família, os professores e o
próprio indivíduo com TDAH busquem informações a respeito desse transtorno.
Lembrando que elogios, incentivos e reforço positivo trazem melhores resultados
do que a punição.
Ao invés de rótulos, talvez fosse mais
interessante compreender esse transtorno como sendo provocado por um
funcionamento mental acelerado e muitas vezes desorganizado, ou melhor:
diferente. Não esquecendo que os indivíduos com esse transtorno possuem um
grande potencial criativo e talentos essenciais. (Essenciais ou especiais?)
Referência: Silva, A. B. B. Mentes Inquietas:
TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva,
2009.
Catarina Costa Marques
Médica Hebeatra (Especialista em Adolescentes) e Psicóloga
CRM/SC 6742 e CRP 12/08067
Celular: (48) 8804-1309/ Email: catarina.mcm@gmail.com
Florianópolis
Clínica Otma: Beiramar Shopping 6º andar 48 3025.4444
Clínica Personale: R. Madalena Barbi, 81 - Centro 48 3228.1860
( ENTREVISTA DA REVISTA EDUCAR 2011)
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